Conheça o ‘Bacon de Pirarucu’ da Amazônia

Inovação do setor gourmet do Amazonas promete conquistar paladares; saiba o preparo do bacon de pirarucu

MANAUS – Dada a variedade de peixes no Amazonas, a gastronomia amazonense naturalmente valoriza o pescado. E a criatividade em utilizar estes elementos é tão rica quanto a diversidade de espécies. Você já ouviu falar em bacon de pirarucu defumado? Pois esta é uma das novidades do segmento gourmet do Amazonas que certamente te deu água na boca de imediato. E para matar sua curiosidade, o Portal Amazônia te apresenta o ‘exótico’ prato.


Carpaccio de bacon de pirarucu ao molho pesto de jambu com castanhas da Amazônia. Foto: Divulgação/Victor Nahoum

O bacon de pirarucu, como é conhecida a iguaria, é feito pela ventrecha do peixe – parte mais ‘gorda’ do pirarucu. O prato leva este nome pela semelhança visual do pirarucu defumado com o bacon,motivada pela semelhança do corte fino do pirarucu com as partes de gordura dos nervos.

O sabor do pirarucu defumado também é semelhante ao do bacon. Todos os defumados possuem um gosto semelhante, mas o bacon é quem se sobressai pelo sabor apurado.

Todavia, o bacon de pirarucu defumado possui algumas diferenças em relação ao bacon convencional. O principal deles é que o bacon de pirarucu não é frito, apenas passa por um processo artesanal de defumação. Além do mais, o bacon de pirarucu é mais saudável apenas pelo fato de ser um peixe.

A novidade ainda está ganhando mercado em Manaus, mas já faz sucesso entre os amazonenses e até mesmo com turistas. “Para os estrangeiros é uma novidade. Todos eles fazem o efeito ‘uau!’ . Até mesmo para os amazonenses que já degustaram também é uma coisa nova”, conta o chef Victor Nahoum, que lida diariamente com o público internacional no restaurante do Hotel Intercity.

Segundo Victor, o pirarucu é o único peixe amazônico que possibilita a defumação em forma de bacon. “A carne do pirarucu é mais consistente que as outras. Essa parte da ventrecha é a que tem mais nervos, e é justamente isso que permite esse processo. Quando defuma, essa carne fica super macia”, detalhou o chef.

O bacon de pirarucu comumente é servido como entrada. A iguaria também pode ser servida em sanduíches, acompanhada de uma massa ou mesmo servida em um risoto de bacon de pirarucu defumado. O chef Nahoum, por exemplo, tem como uma de suas especialidades um carpaccio de bacon de pirarucu defumado ao molho pesto de jambu com castanhas da Amazônia.

Confira um passo a passo de como fazer essa delícia:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s