Pedidos de asilo na Alemanha aumentam 125% em um ano

BERLIM (Reuters) – Os pedidos de asilo na Alemanha mais do que dobraram nos primeiros sete meses deste ano, mostraram dados do governo divulgados nesta quarta-feira, enquanto cresce a preocupação com a capacidade do país para lidar com o influxo recorde de migrantes.

De janeiro a julho, 218.221 pessoas pediram asilo na Alemanha, um aumento de 125 por cento em relação ao mesmo período de 2014. Os pedidos de asilo estão subindo a cada mês, com números que mostram uma expansão de 6 por cento desde junho.

A Alemanha é o país que mais recebe pedidos de asilo na União Europeia, que tem acolhido este ano um enorme número de refugiados que fogem da guerra e da pobreza em países como a Síria, o Iraque, o Afeganistão e a Eritreia.

Os sírios continuam a perfazer o maior grupo de candidatos, mas a Alemanha também tem recebido quantidade significativa de requerentes de asilo provenientes de países dos Bálcãs, como Albânia e Sérvia.

Os números mais recentes foram divulgados depois de fontes da coalizão de governo dizerem que a previsão do governo é que os pedidos deste ano atinjam o recorde de 750.000.

A maior quantidade anual no país até agora tinha sido de 438.191 em 1992, quando a Alemanha aceitou um grande número de refugiados que fugiam de conflitos resultantes da dissolução da antiga Iugoslávia.

Um ano depois, o Parlamento alemão mudou a Constituição para impor regras mais estritas em matéria de asilo. Os números em seguida caíram para o mínimo de 28 mil em 2008, mas depois passaram a subir novamente.

(Reportagem de Josie Le Blond)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s