Presidente da Turquia acredita em eleições antecipadas no país

Da Agência Lusa

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hoje (19) que a Turquia “avança rapidamente” para eleições antecipadas, depois do fracasso das negociações para a formação de um governo de coligação. “Mais uma vez, avançamos rapidamente para eleições”, disse Erdogan. Para o presidente, a única saída para o atual impasse político é consultar “a vontade do povo”.

Ontem (18), o primeiro-ministro indicado Ahmet Davutoglu devolveu o mandato ao presidente para negociar a formação de um governo de coligação com a oposição. Ele foi indicado após aseleições de 7 de junho, quando o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), liderado por Erdogan e no poder desde 2002, perdeu pela primeira vez a maioria absoluta.

Ahmet Davutoglu negociou a formação de um governo com o Partido Republicano do Povo (CHP), o segundo mais votado, e com o Partido do Movimento Nacionalista, o terceiro, mas não conseguiu chegar a acordo com nenhum deles.

Segundo a Constituição, o presidente deveria agora escolher o CHP para compor o governo, mas Erdogan deu a entender hoje que não vai fazê-lo. “Não tenho tempo a perder com quem não conhece Bestepe”, disse, ao se referir ao novo e polêmico palácio presidencial.

O líder do CHP, Kamal Kilicdaroglu, tem se recusado a entrar no palácio, considerado ilegal por seu partido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s