Alckmin diz que não faltará água na Grande São Paulo

20/08/2015

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta quarta-feira, 19, que, apesar de ter chovido apenas 1 milímetro em agosto, não haverá falta de água na Grande São Paulo e em nenhum dos 370 municípios do Estado cujo serviço é operado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

“Em agosto normalmente chove 40 milímetros, mas estamos no dia 19 e choveu até agora apenas 1 milímetro. Ainda assim está garantido o abastecimento”, afirmou. Na terça-feira, 18, o Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) publicou portaria na qual declara “em situação de criticidade hídrica a região da bacia hidrográfica do Alto Tietê”.

O governador negou que exista limitação no uso da água de rios por parte de indústria e agricultura. Segundo Alckmin, a portaria baixada a esse respeito é para alertar o grande consumidor.

“Estamos numa crise hídrica, não tem chovido e é preciso, então, ter um esforço coletivo de todos.” No caso das indústrias, ele alegou que grande parte já não retira água das represas ou do sistema, pois usa água de reúso ou de poço. “A própria Sabesp já conta com uma empresa, a Aquapolo, cujo objetivo é justamente tratar água de reúso visando oferecer à indústria.”

Com relação à agricultura, o governador diz que já foi criado um sistema de gotejamento que gasta menos água, o que tornaria desnecessário limitar o uso por parte do agricultor. “É importante divulgar o uso racional para evitar desperdício”, finalizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s