
Um violento incêndio deflagrou por volta das 2h20 locais (00h20 TMG) num edifício em obras no museu “Cité des Sciences” (Cidade das Ciências), no nordeste de Paris. Milhares de metros quadrados do edifício ficaram danificados e o incêndio levou ao encerramento do museu esta quinta-feira.
As razões que estão na base do incêndio ainda são desconhecidas, apenas se sabe que o sistema de alarme anti-incêndios estava desligado, porque o edifício está em obras.
Mais de 120 soldados da paz apoiados por 30 veículos combateram as chamas, que ao início da manha (6h30 TMG) já eram dadas como controladas. Dois bombeiros sofreram ferimentos ligeiros.
Segundo o comandante Gabriel Plus, porta-voz dos Bombeiros de Paris, o incêndio afectou cerca de 10.000 metros quadrados do edifício. A operação de combate às chamas foi dificultada pela próprias características do museu, além do facto das obras terem alterado os trajectos de socorro habituais.
As chamas levaram ainda à interrupção da circulação de algumas linhas de transportes públicos da capital francesa.
A “Cité des Sciences”, é um dos maiores museus de ciências da Europa, recebe três milhões de visitantes por ano, conta com exposições interactivas para crianças, bem como mostras sobre o espaço, luz e geologia.
A parte agora afectada pelo incêndio deveria acolher a partir de 15 de Outubro um centro comercial baptizado de “Vill up”, no qual foram já investidos 110 milhões de euros.