Festival de economia solidária reúne artesãos no Rio

Da Agência Brasil

Artesãos de vários municípios fluminenses participaram hoje (21) do 5º Festival de Economia Solidária, na Cinelândia, no centro da capital. O evento, que faz parte das comemorações de 450 anos da cidade, conta com a participação de mais de 200 empreendimentos de economia solidária de 14 municípios.

No festival, além da venda de produtos artesanais, há apresentações musicais e um desfile de moda com os lançamentos da coleção primavera-verão, todos criados por artesãos do projeto Rio Ecosol, que promove a economia solidária em comunidades carentes. Também estão sendo feitas oficinas para os visitantes, com o objetivo de compartilhar o conhecimento dos artesãos com o público.

Realizado em parceria pela prefeitura do Rio de Janeiro, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Projeto Rio Ecosol, o evento tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da economia solidária, apoiando o empreendedor a superar a linha de pobreza com cursos de formação, oficinas e seminários que incentivem a criação de alternativas de trabalho e renda.

Uma das participantes do Rio Ecosol, Ana Cristina de Oliveira, responsável pela barraca da Rede Afroportuária, diz que o objetivo da feirinha é oferecer preços justos aos compradores e apresentar produtos de qualidade confeccionados com materiais recicláveis. Ela produz o que está sendo vendido. “Alguns [artesãos] produzem em conjunto, outros em cooperativas, e há também os que produzem por conta própria, como no caso da minha barraca.”

Edição: Graça Adjuto
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s