Neonazis atacam centro de refugiados na Alemanha

A cidade de Heidenau, no leste alemão, foi palco de ataques violentos contra o centro de acolhimento de refugiados no fim de semana. Mais de 30 polícias ficaram feridos durante os confrontos.

Polícia montou cordão de segurança à volta do centro de acolhimento e foi recebida com pedras e petardos pelos neonazis.

As noites de sexta e sábado foram marcadas por ataques de neonazis com pedras, garrafas e petardos. A polícia montou um cordão de segurança em redor do antigo armazém que servirá de abrigo a 600 refugiados nesta cidade perto de Dresden.

O presidente da Câmara, Jürgen Opitz, apelou à população de Heidenau, uma pequena cidade de 16 mil habitantes, que demonstrem a sua solidariedade com os refugiados. No domingo à tarde, algumas centenas de antifascistas manifestaram-se junto ao centro de acolhimento, e o autarca sofreu ameaças.

Angela Merkel não reagiu publicamente no fim de semana, mas o seu vice-chanceler Sigmar Gabriel anunciou uma visita à cidade esta segunda-feira, a pedido do autarca, enquanto o ministro do Interior, Thomas de Maiziere, prometeu aplicar “a força total da lei” contra a violência dos neonazis.

Após uma chuva de críticas ao silêncio da chanceler alemã, o porta-voz do governo de Berlim veio declarar que “a chanceler e todo o governo condenam da forma mais enérgica possível a violência e a atmosfera agressiva contra os estrangeiros”. Steffen Seibert acrescentou que “é repugnante a forma como os ultradireitistas e os neonazis tentam difundir a sua mensagem de ódio junto aos centros de refugiados”.

O líder do sindicato alemão da polícia alertou para o crescimento do terrorismo neonazi na Alemanha, numa altura em que o país se prepara para acolher 800 mil refugiados este ano. Por seu lado, a co-presidente do Die Linke, Katja Kipping, afirmou que “caiu a máscara” ao movimento Pegida, que até aqui beneficiou da tolerância e silêncio da direita alemã, ao mesmo tempo que criticou a polícia por estar mais preocupada com as manifestações antifascistas do que com os bandos nazis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s