5ª edição do Estéticas das Periferias começa em São Paulo

Com foco nos artistas e espaços culturais das periferias, o evento que começa nesta terça-feira é realizado pela ONG Ação Educativa em parceria com coletivos e instituições públicas e privadas

25/08/2015

Brasil de Fato

Foto: Reprodução

Shows, debates, oficinas e apresentações teatrais estão entre as centenas de atividades programadas para a 5ª edição Encontro Estéticas das Periferias, que começa nesta terça-feira (25). Com a perspectiva de atingir um público 50 mil pessoas, a programação se estende até o domingo (30).

A abertura do evento será realizada pelo Grupo Pombas Urbanas juntamente com o tradicional Samba da Vela, numa peça que unirá teatro e música, no Auditório do Ibirapuera, às 20h, em São Paulo (SP). Com o título “Lado a Lado: Leste a Sul, Uma Só Comunidade”, a apresentação – como a maioria das atrações do encontro – será gratuita e abordará temas relativos ao cotidiano dos moradores das periferias da cidade.

Neste ano, são homenageados Tia Cida dos Terreiros, cantora e matriarca do Samba de São Mateus; o Grupo Pombas Urbanas, organização cultural atuante no bairro de Cidade Tiradentes; Zózimo Bulbul (1937-2013), ator e cineasta que, em 1969, tornou-se o primeiro negro a ser protagonista de uma novela no Brasil; o Movimento Popular de Arte, referência na região de São Miguel Paulista.

Também receberão homenagens Dona Odete da Vai Vai, integrante da velha guarda da escola de samba; Dona Generosa, presidente do Samba da Laje; Raquel Trindade, escritora e artista plástica; Sebastião Biano, único remanescente da formação original da Banca Pífanos de Caruaru; e Osvaldinho da Cuíca, referência do samba paulistano.

História

Realizado pela ONG Ação Educativa, o Estéticas das Periferias começou em 2012, em parceria com coletivos, instituições públicas e privadas, artistas, programadores, acadêmicos e agentes culturais atuantes nos bairros periféricos da capital paulista.

Segundo a organização, nas suas cinco edições, o Estéticas realizou cerca de 300 apresentações artísticas e 124 debates em mais de 90 espaços culturais. De todas as atividades, 96% ocorreram nas periferias da cidade.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s