Deputada revela bastidores da Câmara em blog

TER, 25/08/2015

Enviado por Braga-BH

Do O Tempo

Deputada novata revela bastidores da Câmara em blog

Página de Renata Abreu ganhou apelido de ‘ferra deputado’

Lucas Pavanelli

Deputados que não sabem em qual projeto estão votando, reforma política alterada para atender interesse de um único parlamentar, colegas que propõem projeto idêntico a um que já existe só para levar o crédito e os que fazem de tudo para aparecer ao lado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Essas são algumas das situações que compõem o dia a dia da política, mas que os eleitores nem sempre ficam sabendo.

Tantas curiosidades motivaram a advogada Renata Abreu (PTN-SP), 33, novata na Câmara, a criar um blog onde ela conta os bastidores da política. O diariodeumadeputadafederal.com.br, que entre os parlamentares ganhou o apelido de “ferra deputado”, em nada lembra os formais discursos do Plenário.

No blog, a vice-presidente nacional do PTB solta o verbo ao falar dos colegas, mas também relata amenidades da vida parlamentar, como no post recente em que detalhou sobre a experiência de almoçar fora do Congresso e sentir, “pela primeira vez, o sol da capital federal aquecendo o corpo”.

Em outra publicação intitulada: “Política, a arte de fazer inimigos”, Renata disse ter ficado “chocada” com a quantidade de pedidos: de passagem aérea a televisão”.

O mineiro Edson Moreira – delegado famoso pelo caso do goleiro Bruno, condenado por mandar matar a amante Eliza Samudio –, estreante na política, tem rendido boas histórias. No blog, a deputada contou, por exemplo, das artimanhas do colega de partido para conseguir ficar em evidência nas votações. “Ele fica por ali, atrás da mesa, como quem não quer nada, esperando alguém se levantar para, rapidamente, tomar assento ao lado do presidente da Casa”.

Outra característica do delegado, lembrada pela colega, é a fala embolada. “As meninas que digitam as falas colocam a mão na cabeça quando o orador é o Edson Moreira. Elas dizem que, com ele, não fazem taquigrafia, mas sim psicografia”.

Minientrevista

Renata Abreu Deputada, advogada e autora do blog: diariodeuma deputadafederal.com.br

No blog, a senhora se coloca como uma deputada novata, descobrindo as coisas. É isso?

É isso. Apesar de eu ter formação acadêmica ampla, isso aqui a gente não tem na escola. Só quem está aqui sabe. Por mais que se estude a teoria, a prática é outra.

E como tem sido a repercussão dentro da Câmara?

Tem sido superpositiva. Os funcionários têm como regra ler o blog. Quem está há muito tempo, às vezes, nem acha esquisitas coisas que são superestranhas e que acontecem aqui.

E os deputados? Acharam ruim?

Como o intuito não é falar mal de ninguém, os próprios deputados gostam. Alguns até contribuem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s