Estados Unidos vão receber refugiados sírios

Leandra Felipe – Correspondente da Agência Brasil/EBC
epa04414428 Syrian refugees wait behind barbed wire as Turkish soldier guard at the Syrian-Turkish border near Sanliurfa, Turkey, 24 September 2014. The Islamic State assault against dozens of Kurdish villages in northe
 Refugiados sírios aguardam na fronteira com a Turquia para fugir dos ataques do Estado IslâmicoULS

Os Estados Unidos devem receber de 5 mil a 8 mil refugiados sírios no ano que vem, informou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby. Ele disse que este ano já são esperados de mil a 2 mil refugiados, que serão recebidos após análise de cerca de 15 mil registros referenciados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Por causa da guerra enfrentada pela Síria, 4 milhões de pessoas abandonaram o território. John Kirby informou que os registros dos 15 mil sírios que deixaram o país estão cadastrados pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur).

No ano passado, eram 9 mil registros referendados pelo Acnur. A maioria dos refugiados vive em condições de miséria, em regiões fronteiriças, e há constantes casos de tentativa de migração para a Europa por via marítima.

A possibilidade de migração de sírios para os Estados Unidos vem sendo discutida pelo Departamento de Estado, e o tema faz parte de uma agenda do governo norte-americano com o governo da Turquia, país que abriga atualmente a maior parte dos refugiados sírios por causa da fronteira terrestre.

De acordo com o governo turco, há mais de 1 milhão de sírios no país. O fluxo começou há três anos devido aos enfrentamentos entre o governo do presidente Bashar Al Assad e insurgentes, além da ação do grupo extremista Estado Islâmico em algumas regiões do país.

O acordo em estudo busca solucionar a questão na fronteira, com a colaboração dos dois países – os Estados Unidos e a Turquia – para receber os refugiados.

Edição: Graça Adjuto
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s