Anistia política é concedida para camponeses vítimas da guerrilha do Araguaia

Do total de 187 pedidos de anistia, 30 foram deferidos e garantem reparação econômica; a repressão contra a guerrilha na região amazônica aconteceu nos anos 60 e 70.

27/08/2015

Da Redação de Brasil de Fato

http://www.brasildefato.com.br/

Camponeses presos durante a guerrilha | Foto: Reprodução

Trabalhadores do campo vítimas da repressão, entre 1967 e 1974, durante a guerrilha do Araguaia, na região amazônica brasileira, marcada por confrontos entre militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e as Forças Armadas, tiveram pedidos de anistia política deferidos pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, na terça-feira (25).

Foram 30 pedidos aceitos pela comissão de um total de 187 casos de camponeses que tiveram suas vidas, de alguma forma, impactadas pelo conflito. Em alguns dos casos apreciados também coube reparação econômica.

Os valores das indenizações variam de acordo com o período em que as pessoas foram prejudicadas; se o dano foi temporário ou permanente; se eram crianças ou adolescentes; se tiveram que abandonar os estudos ou deixar suas casas, por exemplo.

Esta é a maior e a terceira sessão da Comissão destinada especificamente ao julgamento de pedidos de camponeses. O primeiro julgamento ocorreu em São Domingos do Araguaia, em 2009, quando 91 depoimentos foram apreciados e 44 pedidos deferidos. A segunda sessão foi em abril deste ano, em Palmas, com 55 casos apreciados e 11 deferimentos. Até o momento, 85 agricultores foram anistiados.

Ainda faltam, segundo o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, aproximadamente 400 pedidos para serem apreciados, além dos pedidos que já foram indeferidos, mas que ainda cabe recurso e podem voltar à julgamento.

*Com informações da Agência Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s