Mujica: “O narcotráfico é pior que droga”

No Rio, ex-presidente uruguaio disse que brasileiros não se dão conta de melhora social

Jornal do BrasilEduardo Miranda

O ex-presidente do Uruguai Jose “Pepe” Mujica comentou, na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio, a votação pela descriminalização das drogas, em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Mujica, que veio à cidade para receber o primeiro Prêmio Personalidade Sur dado a figuras de relevância do continente, o tráfico de drogas é pior que o uso das drogas.

“Começamos a fazer no Uruguai uma experiência e não sabemos no que vai dar. O que sabemos é que o que estava sendo feito não dava resultados. E se queremos mudar, não podemos continuar fazendo o mesmo. O que queremos é arrebatar o narcotráfico porque ele é pior que a droga. O que queremos é regularizar o consumo, assegurar que o consumidor possa comprar uma dose sem ter que recorrer ao narcotráfico”, disse Mujica, que implementou políticas progressistas sobre as drogas no Uruguai e agora é senador em seu país.

Mujica, que falou de sua experiência de 14 anos em cárcere por motivos políticos e teve um governo reconhecidamente de esquerda nos últimos anos, foi questionado se haveria uma reedição da Operação Condor para desestabilizar governos progressistas da América do Sul. Bem-humorado, ele deixou a dúvida no ar com um ditado do povo latinoamericano: “Yo no creo en las brujas, pero que las hay, hay”.

O ex-presidente não quis comentar o governo da presidente Dilma Rousseff, mas afirmou que muitas pessoas reclamam sem se darem conta da melhora social do país nos últimos anos: “Sou senador de outro país. Não vim ao Brasil para opinar sobre a presidente Dilma ou sobre ministro tal. Tenho um grande carinho pelo povo brasileiro. O Brasil tem força suficiente para superar as dificuldades pelas quais está passando. O problema é que vocês só vêem o derrotismo e acham que nada serve para nada”.

Além de receber a homenagem da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) nesta manhã, o ex-presidente do Uruguai participa na tarde desta quarta (27) de um encontro com estudantes na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s