NASA: nível dos mares subiu 8 cm desde 1992

Informação dos satélites recolhida por um grupo de cientistas da agência espacial norte-americana e apresentada nesta quarta-feira comprova subida, que varia segundo as regiões e que chega aos 22 cm nalguns lugares. Responsável é o aquecimento global.

Derretimento de glaciar
Derretimento de glaciar

O nível dos mares subiu, em média, quase 8 cm no mundo todo desde 1992 por causa do aquecimento global, informou nesta quarta-feira a NASA, alertando que esta tendência de subida vai manter-se nos próximos anos.

A informação foi dada por um grupo de cientistas da agência espacial norte-americana nesta quarta-feira, quando foram apresentados os últimos dados recolhidos sobre o aumento do nível dos mares no mundo todo, que se situou em média 7,62 cm acima de 1992, embora a situação varie segundo as diferentes partes do mundo, e em alguns lugares o aumento tenha superado 22 cm.

A NASA também publicou um vídeo com os dados obtidos por seus satélites no qual se vê claramente com uma gradação de cores qual foi a afetação em cada parte do mundo durante os últimos 23 anos, sendo as áreas mais prejudicadas as costas do Pacífico da Ásia e da Oceania, assim como o Mediterrâneo Oriental e a costa atlântica da América.

O aumento do nível dos oceanos e dos mares é causado principalmente pelo aquecimento global, provocado em grande medida pela atividade humana e responsável pelo derretimento de geleiras.

“É muito provável que a situação piore no futuro”, alertou o geofísico da Universidade do Colorado, Steve Nerem, durante a apresentação.

Mesmo se forem tomadas ações para tentar reverter a situação e se conseguir mudar essa tendência, serão precisos séculos para regressar aos níveis prévios às alterações climáticas, avisaram os cientistas.

Em risco o futuro de cidades e povos

O aumento do nível do mar põe em risco o futuro de várias cidades e povos litorais no mundo, e ameaça apagar do mapa várias ilhas e, especialmente no Pacífico, países inteiros.

Os cientistas acreditam que por enquanto correntes marítimas e ciclos naturais estão a compensar temporariamente uma subida maior do nível do mar no Pacífico, e que a costa ocidental dos EUA pode ter um aumento significativo do nível dos mares nos próximos 20 anos.

“É preciso compreender que o planeta não só está a mudar, já mudou”, disse Tom Wagner, cientista da NASA.

“Se se for construir uma grande infraestrutura, como uma central de tratamento de água ou uma central energética, numa zona costeira, temos dados para estimar os impactos nos próximos cem anos”, disse Wagner.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s