Batizado como “Memorial da Democracia”, site foi construído a partir das contribuições de jornalistas, pesquisadores, historiadores e artistas.
01/09/2015
Brasil de Fato
![]() |
|
O Instituto Lula lança nesta terça-feira (1) uma plataforma online para relembrar as lutas democráticas brasileiras. O evento que marca a estreia da página virtual ocorre às 18h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
O site, que será um museu virtual e leva o nome de “Memorial da Democracia”, foi fomentado por jornalistas, pesquisadores, historiadores e artistas. O portal multimídia interativo tem a proposta de unir documentos, fotos e vídeos sobre a luta pela democracia em nosso país, que nos garante hoje o direito ao voto e livre manifestação.
A proposta inicial do site é trazer, em um primeiro momento, dois períodos da história do nosso país, contados através de uma linha do tempo.
O primeiro período vai de 1964 a 1985 e é marcado pela retomada das lutas sociais e a resistência do povo à ditadura militar, que fora implantada através do golpe a Jango, em abril de 1964.O segundo período vai tratar dos anos de 1985 a 2002, relembrando os avanços na política brasileira e a inclusão social.
Foram convidados para o evento o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, a deputada estadual pelo PC do B Leci Brandão, a presidente da UNE Carina Vitral, o filho do jornalista Vladimir Herzog, Ivo Herzog e outros artistas e políticos.