Pesquisador que testa cura para autismo pode vir ao Senado em outubro

Iara Guimarães Altafin | 01/09/2015

O biólogo e professor Alysson Muotri, que integra equipe de pesquisadores que testa método de alteração de neurônios, considerado promissor para cura do autismo, deve participar de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), marcada para o dia 22 de outubro.

Autor do requerimento propondo o debate, o senador Hélio José (PSD-DF) informa que Moutri é brasileiro, integra grupo de pesquisa do Instituto Salk, nos Estados Unidos, e virá a Brasília para atividades promovidas pela Humane Society Internacional.

— Queremos aproveitar a passagem do professor por Brasília, que coincide com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, para sabermos mais sobre a cura do autismo — disse o senador.

Municipalização da comunicação

Também foi aprovado nesta terça-feira requerimento de Hélio José para realização de debate sobre a municipalização da comunicação por meio das emissoras comunitárias de rádio e televisão, das TVs universitárias e do Canal da Cidadania. Serão convidados para a audiência Paulo Miranda, presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários; José Luiz Sóter, coordenador da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias; Fernando Moreira, presidente da Associação Brasileira de TVs Universitárias; e Octávio Pierante, assessor da Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações.

Pesquisas com humanos

A comissão aprovou ainda requerimento de Aloysio Nunes (PSDB-SP) propondo audiência pública para discutir o PLS 200/2015, da senadora Ana Amélia (PP-RS), que define regras para pesquisas clínicas em seres humanos.

O parlamentar sugere que sejam convidados, entre outros, Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira; Jorge Alves Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa; Rodrigo Stabeli, vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz; e Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Fonte: Agência Senado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s