Prefeitos pedem centro de pesquisa agroindustrial para o sudoeste do Paraná

Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, recebeu hoje (1º) prefeitos de três municípios do sudoeste do Paraná, acompanhados por parlamentares do estado. Eles vieram a Brasília discutir a implantação de uma unidade mista de pesquisa e transferência de tecnologia na região, numa parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF).

Os prefeitos de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco pediram apoio do ministério para instalar um centro de pesquisa e extensão em hortifrutigranjeiro, leite e pequena agroindústria na região, onde predomina a agricultura familiar. A ministra determinou a formação de um grupo de trabalho formado por técnicos do ministério, da Embrapa, UTF e prefeituras para debater o projeto.

De acordo com o diretor-geral da UTF, Alexandre da Trindade Alfaro, a proposta é criar três campi, um em cada cidade, articulados entre si e com a Embrapa, de modo a transformar a região em um centro de referência em pesquisa e inovação. Segundo ele, algumas pessoas já trabalham essas temáticas na região. Por isso, ele aposta também em possível parceria entre o Instituto Agronômico do Paraná e a Embrapa.

Kátia Abreu elogiou a iniciativa e disse que o ministério está disposto a apoiar o projeto. Segundo ela, a proposta vai ao encontro da Aliança para Inovação Agropecuária, que objetiva incentivar pesquisa e inovação no campo por meio de novas fontes de financiamento. “Esse projeto tem tudo a ver com nossas prioridades e nos interessa muito. Tem tudo para dar certo”, acrescentou a ministra.

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, informou que a empresa já desenvolve projetos com as universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp) e vê com entusiasmo nova parceria com um instituto federal. “Queremos e podemos promover essa integração. Vamos pensar em uma unidade mista de pesquisa adaptativa e transferência de tecnologia”, concluiu.

Edição: Armando Cardoso
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s