A “Montanha” de Salaviza em Veneza

Arranca esta noite a 72ª edição do Festival de Veneza

Arranca esta noite a 72ª edição do Festival de Veneza

REUTERS/Stefano Rellandini
RFI

Arranca esta noite a 72ª edição do Festival de Veneza com o filme “Everest” o drama himalaio em 3 D que conta a trágica história de oito alpinistas que perderam a vida em 1996. Uma outra “Montanha” será a do realizador português João Salaviza, a antestreia mundial será feita no próximo sábado.

“Everest” do realizador islandês, Batasar Kormakur, que é já visto como um thriller psicológico, relato o trágico desaparecimento de oito alpinistas em plena tempestade nos Himalaias, entre os dias 10 e 11 de Maio de 1996.

O filme foca-se essencialmente nos dois guias profissionais, o neozelandês Rob Hall, incarnado no écran pelo actor australiano Jason Clarke, e pelo americano Scott Fischer, interpretado Jake Gyllenhaal, os dois sobreviventes.

Segundo a imprensa, o filme uma produção britânica, custou cerca de 65 milhões de doláres, foi rodado em Dolomites, em Itália, Islândia e no monte Everest, no Nepal.

O mais antigo festival conta ainda com filmes de Marco Bellocchio, Laurie Anderson, Tom Hooper, Alexander Sokurov, Amos Gitai ou Charlie Kaufman. Nos próximos dez dias serão exibidas 55 longas-metragens, vinte e uma das quais em competição oficial para o Leão de Ouro.

A “Montanha” de João Salaviza

O festival de cinema de Veneza contará com a antestreia mundial de “Montanha” do realizador português João Salaviza, integrada na semana da crítica. QA primeira longa-metragem, que está fora de competição, o realizador volta a abordar a adolescência, tema que tem marcado presença nos últimos trabalhos. Em entrevista à RFI, Jorge Silva Melo, encenador, cineasta e crítico português, disse que a longa-metragem de Salaviza será a grande surpresa deste festival.

Jorge Silva Melo, encenador, cineasta e crítico português

02/09/2015

O jovem realizador português, João Salaviza, recebeu em 2009 a Palma de Ouro em Cannes com a curta-metragem  “Arena” e “Rafa” valeu-lhe  em 2012 o Urso de Ouro em Berlim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s