Comissão europeia prepara sistema permanente para receber imigrantes

Da Agência Brasil*

A Comissão Europeia deverá implantar em breve um sistema permanente para acolhimento de imigrantes. Entretanto, as autoridades não especificaram que tipo de medidas estão previstas pelo novo sistema.

Respondendo a questões sobre o número de pessoas que cada Estado-membro deve acolher, a porta-voz para a emigração da comissão, Natacha Bertaud, informou que foram aceleradas as medidas que estavam previstas apenas para o final do ano. “Haverá uma redistribuição proporcional”, disse Bertaud, acrescentando que a distribuição será feita de forma “justa”.

Margaritis Schinas, porta-voz do presidente da comissão, lembrou que a proposta para acolher 40 mil refugiados “ainda está dependente da regra da aprovação majoritária do Conselho”. Ele se mostrou contrário a identificar culpados no que se refere a problemas da migração.

A Organização Internacional para as Migrações informou hoje (2) que mais de 350 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2,6 mil morreram no mar enquanto tentavam chegar à Europa. Segundo os últimos dados da organização, 234.778 pessoas chegaram à Grécia e 114.276 à Itália, enquanto mais de 2 mil alcançaram a Espanha e cerca de uma centena chegou a Malta.

Em todo o ano de 2014, o número de migrantes que atravessou o Mediterrâneo aumentou para 219 mil, tendo morrido ou desaparecido no percurso 3,5 mil, segundo as Nações Unidas.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: José Romildo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s