Inflação medida pelo IPC-S cai em seis capitais em agosto

A única capital com avanço na taxa de inflação medida pelo índice foi Porto Alegre

02/09/2015

Por Vitor Abdala, da Agência Brasil

Crédito Foto: Marcos Santos – USP Imagens

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) caiu em seis das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em agosto deste ano, na comparação com julho. A maior queda foi registrada em São Paulo: 0,78 ponto percentual, ao recuar de 0,9% em julho para 0,12% em agosto.

As cidades de Salvador e Recife também tiveram quedas mais acentuadas do que a média das sete capitais. Enquanto na média, a inflação caiu 0,31 ponto percentual (ao passar de 0,53% em julho para 0,22% em agosto), em Salvador o recuo foi 0,5 ponto percentual (ao passar de 0,24% para -0,26%) e em Recife, de 0,33 ponto percentual (ao passar de 0,4% para 0,07%).

As outras três capitais com queda no IPC-S entre julho e agosto foram Belo Horizonte (0,22 ponto percentual, ao passar de 0,34% para 0,14%), Brasília (0,18 ponto percentual, ao passar de 0,54% para 0,36%) e Rio de Janeiro (0,09 ponto percentual, ao passar de 0,24% para 0,15%).

A única capital com avanço na taxa de inflação medida pelo IPC-S foi Porto Alegre, que teve alta de 0,23 ponto percentual, ao passar de 0,57% em julho para 0,8% em agosto.
Com coleta semanal, o IPC-S leva em conta a média dos preços obtidos nas quatro semanas anteriores até a data de fechamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s