Myriam El Khomri nomeada ministra do trabalho em França

Myriam El Khomri, ministra do trabalho.

Myriam El Khomri, ministra do trabalho.

AFP PHOTO / POOL / CHARLES PLATIAU
RFI

Myriam El Khomri foi esta quarta-feira nomeada ministra do Trabalho em França, e terá como principal objectivo baixar o desemprego, uma das promessas eleitorais do presidente francês, François Hollande.

Foi nomeada a sucessora de François Rebsamen no posto de ministro do trabalho. Myriam El Khomri, de 37 anos, militante socialista e antiga secretária de Estado pouco conhecida do grande público tem agora a tarefa de inverter a curva do desemprego quando faltam dois anos para as presidenciais.

Lembramos aliás que o presidente francês, François Hollande, afirmou que não se candidatava às Presidenciais de 2017 se não conseguisse, durante o seu mandato, inverter a curva do desemprego.

A tarefa é complicada para Myriam El Khomri, que terá igualmente outros assunto pendentes.

Myriam El Khomri deverá, por exemplo, prosseguir com a reforma da legislação laboral, iniciada em 2013 por Michel Sapin, à qual deu continuidade François Rebsamen. O princípio desta reforma é conservar as 35 horas de trabalho semanal mas dar latitude para esta lei ser aplicada de forma diferenciada consoante os acordos por sectores de actividade e os acordos internos de cada empresa.

Outro grande desafio será a Segurança Social. A actual convenção com os parceiros sociais, patronato e sindicatos, chega ao fim a 30 de Junho de 2016. O Governo, através da sua ministra do trabalho, estará muito atento às negociações. É preciso lembrar que as contas da Segurança Social estão complicadas, com uma dívida deste ano a atingir os 4,6 mil milhões de euros já contemplada na dívida total de 26 mil milhões.

Do ponto de vista do analista e politólogo Felício Manu, esta nomeação não modifica os equilíbrios no seio do executivo de François Hollande mas não deixou de criar uma certa surpresa.

Felício Manu, politólogo

02/09/2015
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s