Teste do pezinho é obrigatório para diagnóstico de doenças em bebês

Exame pode ser realizado gratuitamente em qualquer unidade de saúde pública e em maternidades privadas geralmente é pago

02/09/2015

Foto: Divulgação / Ilustração

Segundo a recente Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase um terço dos recém-nascidos brasileiros não realiza o teste do pezinho nos primeiros sete dias de vida.

Este exame que diagnostica precocemente doenças nos bebês é obrigatório por lei no Brasil desde 2001 e pode ser realizado gratuitamente em qualquer unidade de saúde pública e em maternidades privadas geralmente é pago.

De acordo com o obstetra Maurício Sobral, o Teste do Pezinho é seguro, rápido simples e indolor. Deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê ainda na maternidade. “O exame consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido.

A vantagem é que as doenças identificadas pelo teste podem ser tratadas antes mesmo de apresentarem sintomas”. Entre os problemas detectados estão AIDS, toxoplasmose congênita, deficiência de biotinidase, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, entre outras.

Por isso, a coleta de sangue para este exame após 30 dias de vida do bebê deve ser evitada, pois prejudica a eficácia do diagnóstico e do tratamento de problemas no recém-nascido.

Na hora de escolher sua maternidade se informe sobre o exame e os possíveis custos extras para a sua realização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s