São Paulo e Rio ficam nas últimas posições de ranking que mede atratividade de cidades

Vista da praia de Ipanema no Rio de Janeiro.

Vista da praia de Ipanema no Rio de Janeiro|REUTERS/Ricardo Moraes
RFI

São Paulo e Rio de Janeiro aparecem na parte inferior no ranking da consultoria Pricewaterhousecoopers que avalia as cidades mais atrativas no mundo. Londres é a campeã.

Londres é a cidade mais atrativa, seguida por Nova York e Cingapura, segundo relatório que avalia 30 cidades. Paris aparece em 6° lugar. O estudo “Cidades de Oportunidade” leva em conta dez indicadores como mobilidade urbana, qualidade e custo de vida, oferta educacional e habitacional e poder econômico.

A consultoria afirma que nenhuma cidade é perfeita, mas as que figuram no topo da lista apresentam “um círculo virtuoso no aspecto social e econômico. Além de grande qualidade de vida e equilíbrio entre [um ambiente] forte para os negócios e infraestrutura sólida”, afirma a Pricewaterhousecoopers .

Brasil na lanterninha

No ranking divulgado nesta terça-feira, São Paulo ocupa o 26° sexto lugar e Rio de Janeiro, 27°. A capital fluminense, aliás, é avaliada pela primeira vez. “Esse é o reconhecimento do seu poder enocômico no Brasil e do seu enorme vigor cultural. O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América do Sul a sediar os Jogos Olímpicos. (…) exercendo uma influência mundial”, diz o relatório.

Apesar dos elogios, as cidades brasileiras perdem muitos pontos em itens como segurança e transportes. Na avaliação total, São Paulo e Rio de Janeiro só ganham de Mumbai, Jakarta e Nairóbi.

Em relação ao custo de vida, Pequim é a campeã, mas ela é seguida por Rio de Janeiro e São Paulo. Paris é a sétima metrópole mais cara do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s