Casal de aposentados viaja o mundo sob quatro rodas e passa por Macapá

Viagem começou em Vitória (ES) e segue por Oiapoque, Guiana Francesa até conhecerem 90 países

Portal Amazônia

Casal viaja o mundo e passa pelo Amapá

MACAPÁ – Quem nunca sonhou em conhecer os quatro cantos do mundo? O casal capixaba Eduardo e Lú Prata resolveu apostar em uma viagem sob quatro rodas. A aventura começou no dia 15 de janeiro de 2014, com saída de Vitória (ES) e já passaram por seis países e 22 estados do Brasil. Nesta terça-feira (24), a parada foi em Macapá, no Amapá, de onde seguiram para o município de Oiapoque (distante 560 quilômetros da capital). Após passar pelo Estado, o casal vai para a América Central e do Norte. Ao todo, conhecerão 90 países.

A viagem será realizada em um carro adaptado. Foto: Reprodução/ Blog Eduardo Prata

A viagem é realizada em um carro adaptado com cama, mini-geladeira, banheiro televisão e fogão. O casal estima que percorrerá 160 mil quilômetros de estrada para conhecer 90 países, durante três anos. Os gastos podem chegar a R$ 4 mil por mês. Após conhecer a América do Sul, seguirão para a América Central e Norte. Depois para a Europa e Norte da África, Rússia, Ásia e Oceania. Pretendem, ainda, voltar à África, antes de retornarem para casa.

O casal capixaba Eduardo e Lú Prata estão realizando esse desejo, que é o sonho de consumo de muita gente. Foto: Reprodução/ Blog Eduardo Prata

A aventura foi planejada por dois anos, mas o sonho de conhecer o mundo surgiu na infância. “É um sonho que tenho desde criança, sempre fomos aventureiros e gostamos de sonhar. Eu sempre digo que somos do tamanho dos nossos sonhos. Tínhamos essa vontade de quando aposentássemos daríamos a volta ao mundo”, contou o aposentado.

Em 2013, quando completou 60 anos, foi marcado como o ponto de partida para a realização do sonho de criança. Eduardo comemorou o aniversário e aposentadoria fazendo uma mala com uma pedra dentro, além de carimbos que usava em seu escritório. “Trabalhava na área portuária. Fiz a mala e joguei no mar e disse: “Não trabalho mais”, lembra bem humorado.

 A aventura foi planejada por dois anos, mas o sonho de conhecer o mundo surgiu na infância. Foto: Reprodução/ Blog Eduardo Prata

Para a aventura, o casal teve que fazer alguns ‘sacrifícios’. “Vendi as motos, e tudo o que eu tinha para comprar o carro 4 x 4 e um camper”. Lú, por sua vez, teve que deixar o amor pelos sapatos de lado, devido ao pouco espaço do veículo e a necessidade de levar apenas o indispensável. “Quando vimos que o carro oferecia apenas o necessário, começamos a exercer a ‘lei do desapego’, contou Lú. “Viajamos com o mínimo possível. Aprendemos a viver com pouco e percebemos que é possível, tranquilamente”.  Eduardo provocou: “ela adora sapato, agora tem que se contentar com um”, brincou.

A viagem será realizada em um carro adaptado com cama, mini-geladeira, banheiro televisão e fogão. Foto: Reprodução/ Blog Eduardo Prata

Aventura e amizades 

A história ousada do casal em largar tudo em busca de um sonho de criança lhe rende até amizades, frutos da admiração pelo espírito aventureiro dos dois. Em Macapá, os aposentados foram recepcionados por um amigo que fizeram na Internet, após conhecer a história dos desbravadores. “Nos apresentaram a cidade a até conhecemos o marabaixo. Adoramos conhecer o Marco Zero”, disse Eduardo.

Camper. Foto: Reprodução/ Blog Eduardo Prata

Desafios

Entre as histórias colecionadas, a que mais marcou o casal foi nos lençóis maranhenses. “Passamos um aperto, pois rodamos 38 quilômetros nas dunas durante a noite. Após o sufoco constatei que estávamos ‘aprovados’. No Deserto de Sal, na Bolívia também foi difícil. No Chile também atravessamos um deserto. Mas quando dá algo errado, paramos e esperamos por ajuda. Não temos pressa”, falou o aposentado enfatizando que é preciso ter paciência.

Espírito aventureiro

Essa é a segunda vez que Eduardo se aventura. Em 2004, ele viajou pela América Latina sob duas rodas. A decisão veio antes dele aprender a pilotar a motocicleta.

Após conseguir a habilitação, Eduardo deu início a sua primeiro grande desafio.A história deu origem ao livro “Extremos das Américas, uma viagem de moto ao Alaska e ao Ushuaia”. O casal de aventureiros compartilha todos os detalhes da viagem em um site.

 

Deixe um comentário